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[Suporte] Erros & Soluções
2 participantes
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[Suporte] Erros & Soluções
:: Erros mais comuns ::
Conteúdo:
Conexão/Atualização
°Failed to get.../Failed to connect...
°Failed to write.../Failed to unpack.../(ragexe.exe)
°Problemas com LAG/DC
°Como identificar se o LAG ocorre na sua conexão?
Game Guard
°Game Guard e Windows 7
°Game Guard error 114
°Game Guard errors 340, 350, 361, 380
Gráficos
°Cannot init d3d OR grf file has problem
°Screen shot distorcida
Gravit Error
°Cannot find sprite...
°Erros gerais (em atualização)
Inicialização/execução do jogo
°Clico em 'jogar' e não acontece nada (tela branca/transparente)
°Coloco usuário e senha, mas o servidor não aparece
°A loadscreen chega em 100% e trava
°Não consigo logar um/alguns char(s)
°Conta não registrada...
Outros Problemas
°Problema com periféricos USB
::Possíveis soluções::
==Conexão/Atualização==
Failed to get / Failed to connect >>
Failed to get, acontece quando o client do jogo não consegue
alcançar
determinado arquivo nos servidores do bRO. E muitas podem ser as
causas deste erro, vamos citar alguns procedimentos que devem
identificar/resolver o mesmo:
- Checar se não está ocorrendo alguma manutenção: O acesso aos servidores do bRO fica indisponível em datas e horários de manutenção semanal ou manutenções extraordinárias. As manutenções semanais ocorrem toda a quarta-feira das 07h00hs às 12h00hs, mas tente entrar após às 12:30hs para garantir.
No caso de manutenções extraordinárias, você receberá a
notícia diretamente no site oficial. Sobre o motivo de tal manutenção, E
aproveito para fazer um apelo: Sair postando como um doido por todas
as áreas do fórum só piora a situação. Ainda se resolvesse algo.. mas
não! Em caso de manutenções extraordinárias, nos resta ESPERAR que a
moderação nos informe através do fórum ou site. Mas quando digo para
esperar, não são 5 ou 10 minutos.. é esperar o tempo necessário! Existem
outras coisas no mundo, você não irá morrer se ficar sem o Ragnarok.
- Checar a conexão com a internet: Veja se você consegue
navegar normalmente na internet, caso não consiga, é claro, não
conseguirá atualizar ou acessar o jogo também.
Obs. Se você estiver utilizando outro programa (eMule, Limeware,
MSN, etc) no momento em que tenta atualizar o jogo poderá ter
dificuldades, pois vai gerar oscilações na banda da conexão e causar o
erro.
Obs2. É importante saber que a velocidade máxima da banda
contratada com o seu provedor de banda larga, pode variar por vários
motivos, como a distância entre seu imóvel e a central telefonica mais
próxima, fiação do imóvel, rotas, número de pessoas conectadas ao mesmo
tempo, vírus e outros problemas no computador do usuário. E lembrando
também que você quase nunca tem a velocidade máxima contratada
disponível para sua conexão, o Speedy por exemplo, se não me engano,
garante somente 10% da velocidade contratada (ler contrato). Sendo
assim, a largura da banda não pode ser usada como desculpa.
- Checar antivírus/firewall: Alguns antivírus e
firewalls acabam bloqueando/dificultando a troca de informações com o
servidor na hora de atualizar seu jogo, por isso, ao atualizar pause o
antivírus e o firewall, mas ligue-os após a instalação. (Eu sempre usei o
avast, e o microsoft security essentials e nunca tive problemas com
eles)
- Checar se o arquivo a ser baixado existe no servidor:
Fontes de instalação antigas, contém informações antigas. As vezes o
arquivo que o client está tentando baixar não existe mais no servidor,
quando isso ocorre você recebe um erro "failed to get 2006_02_01data.grf"
por exemplo. Você pode fazer um teste; abrindo seu navegador e
digitando:
"ftp://fpatch.levelupgames.com.br/patch/" (sem as
aspas) que no caso do exemplo ficaria
"ftp://fpatch.levelupgames.com.br/patch/2006_02_01data.grf". Caso você
não consiga baixar o arquivo, então ele não existe mais no servidor.
Failed to write.../Failed to unpack.../ragexe.exe >>
Failed to write, é muito comum no windows vista ou 7,
esse erro acontece quando o client não consegue "escrever" um arquivo em
seu computador. Os arquivos com extensão ".rgz"
são arquivos compactados, ao baixa-los, o client os
descompacta na pasta de instalação do Ragnarok Online, que está em uma
área do sistema que é "protegida" contra manipulações de arquivos.
Possíveis soluções:
- Executar como administrador: Como se trata de
modificar/criar arquivos em diretório protegido, é necessário que ao
atualizar/executar o jogo seja usada a opção "executar como
administrador".
- Verificar espaço em disco: Se não há espaço suficiente no HD, certamente não será possível gravar arquivos nele >.<'.
- Executar limpeza e desfragmentação do disco: As vezes pode
ocorrer algum tipo de erro de escrita/leitura no HD do seu pc por ele
estar com as informações muito fragmentadas. O windows tem duas
ferramentas que DEVEM ser usadas; Limpeza de disco e Desfragmentador de disco.
Faça a limpeza e depois a desfragmentação, faça disso um hábito,
pelo menos 1 vez por semana faça uma manutenção preventiva no seu pc.
Ele agradeçe.
- Arquivos "somente leitura": Não ia colocar está opção, mas
pode acontecer, quem sabe '-'~. Verifique se os arquivos da pasta de
instalação do Ragnarok Online estão marcados como "somente leitura".
Você verifica isso clicando com o botão direito e escolhendo
propriedades, a caixinha deve estar desmarcada.
Problemas com LAG/DC >>
Este é um problema complicado por possuir inúmeras possibilidades de
causas. Mas com chance de cerca de 85% ou mais de o problema estar nas
rotas que sua operadora de banda larga usa. Já acompanhei uma iniciativa
da Level Up! que coletou informações dos usuários da Velox e GVT, e
usou sua influência para tentar resolver o problema junto a essas
operadoras.
Mas infelizmente o problema acaba voltando uma hora ou outra. O uso de
programas P2P (eMule, limeware, kazaa, etc) é também uma possível causa
para lags e dcs, uma vez que eles "sugam" grande parte da sua conexão.
Guia [Otimo] Sobre Ping
Possíveis soluções:
- Executar somente o jogo: Isso mesmo. Nada de MSN, Orkut, eMule, Skype, etc., ao mesmo tempo que executa o jogo.
- Atualizar e executar verificação do antivírus: Vírus de
computador são a grande causa de muitos problemas. Um bom antivírus e a
verificação constante do sistema podem te ajudar a manter seu pc em
ordem.
Muitas pessoas não admitem que seu pc possa ter vírus, mas com o mau
uso, principalmente da internet no computador, isso se torna inevitável.
Os softwares P2P citados anteriormente são uma verdadeira fonte de
vírus.
- Instabilidade nos servidores da Level Up!: Neste caso, após um tempo se a instabilidade não passar, nós somos avisados pelo site oficial ou fórum.
Como identificar se o LAG ocorre na sua conexão? >>
As vezes vejo gente postando dizendo que está com LAG, está levando
vários DCs seguidos, e afirmam com toda certeza coisas do tipo "não é
lag na minha conexão!! minha banda larga é de 3 gb e os sites estão
normais" como já expliquei neste guia, a velocidade da banda não vale
muito nesse caso. Pois bem, há um teste muito simples para analisar a
rota que sua conexão faz até os servidores do bRO.
1. Iniciar > Executar [digite "cmd" (sem as aspas)] vai aparecer uma tela preta.
2. Digite "tracert 200.229.49.1" (sem as aspas), De um enter.
Vai aparecer algo como essa imagem:
O tempo de resposta está marcado em miliseguindos, pode ver que a
maioria dos roteadores onde minha conexão está passando neste momento
está respondendo muito bem levando de 1 a 20 milisseguindos no máximo.
Se no seu teste aparecerem tempos altos, é problema na rota.
Possíveis soluções:
- Alterar o DNS: Em alguns casos, alterar o endereço do servidor DNS da conexão pode ajudar.Entre no site Open Dns (http://www.opendns.com/) e no canto inferior direito, existem dois endereços IP. (copie ou deixe a página aberta para usar daqui a pouco.)
Abra as "Conexões de rede" - Menu iniciar > configurações >
conexões de rede. Ou clicando com o botão direito em "Meus locais de
rede" na área de trabalho e selecionando propriedades.
Agora, clicando com o botão direito na conexão que você utiliza para
acessar a internet e selecionando propriedades irá abrir uma janela
igual esta:
Selecione "protocolo TCP/IP" e clique em propriedades. (IPv4 no vista ou 7) para chegar na janela abaixo:
Adicione os IPs que você pegou no site Open DNS, e clique em ok, ok.
Agora, vá em Iniciar > Executar e digite "cmd" sem as aspas.
Na tela preta, digite "ipconfig /flushdns" (sem aspas) dê um enter
Agora digite "ipconfig /renew" (sem aspas) dê um enter
Faça novamente o teste do tracert para ver se algo mudou.
- Entrar em contato com seu provedor:
A melhor solução neste caso é entrar em contato com o suporte do
seu provedor e informar a dificuldade, se possível encaminhe o teste
para eles analisarem.
Você pode também se quiser, enviar um ticket para a central de suporte
da Level Up!, mas só lembrando; nestes casos a LU! não pode fazer muita
coisa, mesmo porque o problema não tem a ver com o serviço prestado
pela empresa.
obs. Por favor, reclamar no fórum não vai fazer seu LAG parar.. a
solução depende mais de você mesmo e de seu provedor, então, pense bem
antes de sair abrindo inúmeros tópicos pelo fórum.
==Game Guard==
Game Guard e Windows 7 >>
Existem dúvidas se o Ragnarok Online roda no Windows 7. Bom, o
jogo parece rodar normalmente, porém a maior dificuldade que os
jogadores estão enfrentando é com o Game Guard.
Eu entrei em contato com o suporte da nProtect, e recebi a resposta
de que o GG é incompatível com o Windows7 32bits, o que não é bem
verdade, pois fiquei sabendo de jogadores que usam essa versão do S.O. e
não tem nenhum problema para rodar o jogo/GG. Acredito então, que a
diferença deve estar mais nas versões do S.O. (Starter, Home premium,
Professional, etc) Algumas são mais carentes de recursos do que outras.
Bom, mas esse é um assunto do qual ainda estou me informando. Segue uma
possível solução para o caso de quem usa Win7 64bits:
- Windows 7 64bits: Andei pesquisando e encontrei essa possível solução para os usuários do Seven 64bits.
1 - Apague a pasta GameGuard da instalação do ragnarok
2 - Apague o arquivo GameGuard.des da pasta de instalação do
ragnarok (copie o arquivo em outro local do seu pc para ter um backup
por garantia)
3 - Download de Arquivo ( Ñ Disponivel| Megaupload Off |)
4 - Extraia no diretório de instalação do Ragnarok Online
5 - Abra o jogo como administrador
O Game Guard será atualizado novamente.
Game Guard error 114 >>
O Game Guard error 114, é um erro de inicialização do GG que pode
acontecer por vários motivos. As informações a seguir foram conseguidas
da página de suporte da nProtect. Seguem as possíveis soluções:
- Reiniciar o computador: O problema se resolve reiniciando o computador, quando o jogo/game guard não foi fechado da maneira correta.
- Vírus/Spyware: Diferentes tipos de
spywares/vírus/códigos maliciosos, tendem a afetar os programas em seu
pc, causando mal funcionamento. Faça a verificação completa de seu
computador utilizando o antivírus de sua preferência. (Eu recomendo o
Microsoft Security Essenssials ou Avast. Em muitos casos de computadores
que formatei estava presente o AVG que na minha opinião, é um
antivírus pesado e ruim. Digo por experiência =/ ) Em alguns casos o
Game Guard ou o jogo podem ter sido infectados, por isso é recomendado
uma reistalação completa.
Se for reinstalar o jogo, siga à risca as instruções Deste Tópico.
- Atualizações de segurança do windows: Algumas
atualizações de segurança do windows podem causar conflitos com outros
programas de segurança se estiverem desatualizadas. Portanto é
fortemente recomendado que seu windows esteja sempre atualizado.
Baixe todas as atualizações de segurança: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É recomendado que a atualização automática do windows esteja ativa.
- Conflito com outros programas: Alguns problemas podem
ser causados pelos programas em execução no seu pc que são incompatíveis
com o Game Guard. Quando for iniciar o jogo, o ideal é terminar todos
os processos que não tem ligação com o jogo. Confira a lista:
Você pode acessar a lista de processos pressionando ctrl+alt+del
ou clicando com o botão direito na barra de tarefas do windows e
selecionando "Gerenciador de tarefas" ou "Task manager". Na guia
processos, observe qual processo pode ser finalizado. (cuidado nessa parte, pois você pode desconhecer processos que são vitais para o bom funcionamento do sistema). Neste link, você encontra os processos que indicam infecção por programas maliciosos no seu sistema.
- Configurações de antivírus/firewall: Experimente pausar o antivírus e firewall quando for abrir o jogo, pois eles podem atrapalhar o processo.
Adicione uma exeção no firewall para o Ragnarok Online.
- Versão do drive da placa de vídeo / DirectX:Você pode
resolver conflitos entre o driver de vídeo/directX e o Game Guard, se
utilizar os drivers mais atuais da sua placa de vídeo e a versão 9.0c do
DirectX.
Para verificar as versões, vá em iniciar > executar>
[digite "dxdiag"] (sem as aspas) e confira as informações como na imagem
abaixo:
Versão do DirectX
Versão do driver da placa de vídeo
Estou adicionando aqui uma solução encontrada por um membro do fórum. Obrigado pela contribuição.
Game Guard errors 340, 350, 361, 380
O Game Guard procura por atualizações toda a vez que é executado. Os erros 340, 350, 361 e 380
acontecem quando o Game Guard não consegue atualizar. Possíveis soluções:
- Conexão com a internet/configuração de firewall: Verificar se há conexão (se você consegue navegar normalmente), Pausar o antivírus e firewall na hora de executar o GG.
- Conexão com o servidor de atualização do Game Guard:
Muitos lugares públicos e empresas utilizam firewalls que podem impedir a
conexão com o servidor de atualização do GG. Contate o administrador da
rede.
- Internet instável: Se a sua conexão é instável e cai a todo o momento, verifique se é necessário realizar algum processo de autenticação.
- Arquivo de Hosts modificado: O arquivo de hosts pode
mudar um endereço de internet certo para um diferente. Esse arquivo é
modificado por vírus e spywares, portanto, precisa ser verificado
através do método abaixo:
1 - Localize o arquivo de hosts
Windows98 : c:\windows\hosts
WindowNT/2000 : c:\winnt\system32\drivers\etc\hosts
Windows XP : c:\windows\system32\drivers\etc\hosts
2 - Abra-o usando o bloco de notas (Notepad)
3 - Apague as linhas que estiverem sem o caractere # no inicio.
(caso tenha servidores instalados no pc, como o apache por exemplo não
exclua a linha "localhost 127.0.0.1")
Caso não consiga salvar o arquivo, feche-o clique com o botão direito e
vá em propriedade, desmarque a caixa "somente leitura", aplique, de ok e
tente novamente.
==Gráficos==
Cannot init d3d OR grf file has problem >>
Bom este erro tem a ver com directx ou com o driver da placa de vídeo. Possíveis soluções:
- Atualizar o driver da placa de vídeo: Visite o site do fabricante da sua placa de vídeo e baixe o driver mais atual.
- Directx: Use uma versão atualizada do directx. Mas a versão 9.0c funciona muito bem.
- Resolução da tela: Altere no setup a resolução da tela. O
ideal é usar a mesma resolução que usa em seu monitor, mas experimente a
resolução (1024 x 768).
Screen Shot distorcida
Possíveis soluções:
- Configurar o setup com a mesma resolução que usa no monitor.
- Usar a configuração 1024 x 768 x 16
==Gravity Error==
Cannot find sprite... >>
Esse erro pode acontecer devido a uma atualização corrompida. Dicas e possíveis soluções:
- Restauração do Sistema: Antes de fazer a atualização
você pode criar um ponto de restauração do sistema (Iniciar >
executar [digite "msconfig"](sem as aspas) > Ferramentas >
restauração do sistema. Feito isso, atualize o jogo, caso aconteça um
erro desse tipo, você pode restaurar o sistema e refazer a atualização.
obs. Caso não tenha criado um ponto de restauração, você pode
escolher outro, mas os programas e atualizações que você instalou desde
aquele dia serão desinstalados, arquivos não serão perdidos.
- Sempre atualizar como administrador: No windows vista e
7, você DEVE ter o hábito de executar o jogo como administrador. Para
fazer isso clique com o botão direito e escolha "Executar como
administrador"
- Reinstalar o jogo: Reinstalar o jogo =)
==Inicialização/execução do jogo==
Clico em 'jogar' e não acontece nada (tela branca/transparente) >>
Este é um erro do qual ainda tenho poucas informações. Mas seguem algumas possíveis soluções:
- Pausar antivírus ao iniciar o jogo: Experimente
pausar o antivírus na hora em que iniciar o jogo. (houve um caso em que o
jogador desinstalou o AVG, e solucionou o problema.)
- Ajustar a resolução da tela: Altere no setup a
resolução da tela. O ideal é usar a mesma resolução que usa em seu
monitor, mas experimente a resolução (1024 x 768).
Coloquei usuário e senha, mas o servidor não aparece >>
Este é um sinal de que a conexão com o servidor está indisponível.
Ver [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
A loadscreen chega em 100% e trava >>
Este é um problema relacionado ao tempo de resposta no carregamento
do jogo e o gerenciamento de informações no cache da Memória RAM do seu
computador.
Por isso que normalmente quando se loga um Aprendiz no Campo
de Treinamento a falha não acontece, pois a resposta ocorre em tempo
hábil. Em mapas com volume maior da dados a serem carregados é comum a
falha. Isto é válido apenas para primeira execução do jogo. Nas
próximas tudo ocorrerá naturalmente.
Solução:
- Logar um aprendiz no campo de treinamento
Não consigo logar um/alguns char(s) >>
As vezes pode acontecer de um determinado mapa ficar
indisponível "travando" o seu char lá dentro. Nesses casos só o que
resta é aguardar até a situação voltar ao normal naquele mapa.
Normalmente não demora.
Conta não registrada... >>
Não tenho certeza de como é a estrutura do sistema do
Ragnarok, mas quando ocorre o erro de conta não registrada,
possívelmente é porque um servidor que tem os dados das contas está
indisponível, fazendo com que o processo de autenticação no login se
torne impossível. Esse erro não afeta quem já está logado.
A única solução neste caso é esperar que o servidor volte a ficar disponível. Normalmente não demora.
==Conexão/Atualização==
Problema com periféricos USB >>
Porque esse conflito é gerado com o Gameguard e como resolver ? Tudo
bem, vamos lá a uma breve explicação evitando ao máximo a linguagem
técnica de informática.
A falha acontece devido a instalação de um drive (uma espécie de
filtro) que o Gameguard faz as portas de acesso USB do computador. Na
tentativa de evitar qualquer abuso "hack" ele faz o scaneamento da
memória, criptografia do teclado no momento do login e monitoramento em
baixo nível de alguns protocolos da rede, na verdade, ele instala um
driver de dispositivo de acesso direto à memória. Este driver é
instalado no momento em que se roda o cliente "ragexe" com o Gameguard ,
permanecendo oculto no sistema após a instalação. Ele inicia
juntamente com o Windows no momento do login e roda em segundo plano
como um serviço "Serviços do Windows" do Sistema Operacional.
O que difere um aplicativo comum (executável) e um Driver de
Dispositivo (VxD - Virtual Device) é que o Sistema Operacional roda
executáveis em modo de segurança nível 3 (modo usuário), protegendo
partes vitais do Sistema Operacional e certos espaços da memória e
processador. Também bloqueia o acesso direto ao hardware. Um Driver
Virtual roda em modo de segurança Nível 0 (modo kernel) e tem acesso
irrestrito a qualquer parte de hardware do seu computador (incluindo
BIOS, Memória ROM, Placas de Rede, som).
Quando tudo isso não é combinado acontece a falha que vocês estão enfrentado. Espero ter conseguido explicar.
SOLUÇÃO >> Primeiro você fará um backup num lugar
seguro da pasta de instalação do Ragnarök, caso surja algum problema
nesse processo que vou ensinar.
Lembre-se: FAÇA UMA CÓPIA DE SEGURANÇA ANTES DE QUALQUER ALTERAÇÃO NOS ARQUIVOS
Logo após você fará o download desse Pacote de DLLs (Site Off) e irá substituir os arquivos colando-as dentro do diretório de instalação do jogo.
Atenção: IMPORTANTÍSSIMO. Quando baixar os arquivos
escanei com o antivírus para ter certeza de não haver nenhum problema
nos mesmos. Não posso responsabilizar por danos em seu sistema.
O Megaupload está Off Devido alguns problemas com seu proprietário. Aos poucos postarei links funcionando.
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